terça-feira, 8 de abril de 2014

DIDÁTICA DE ENSINAMENTO DO PROFESSOR

É clara a divergência entre dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que enseja construir conhecimentos através do mundo  tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa enfim usufruir  do seu direito de ser autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo, pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se construir conhecimento e novas formas de pensamento.É clara a divergência entre dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que enseja construir conhecimentos através do mundo  tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa enfim usufruir  do seu direito de ser autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo, pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se construir conhecimento e novas formas de pensamento.É clara a divergência entre dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que enseja construir conhecimentos através do mundo  tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa enfim usufruir  do seu direito de ser autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo, pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se construir conhecimento e novas formas de pensamento.

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