É clara a divergência entre
dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que
enseja construir conhecimentos através do mundo
tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de
informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que
tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo
nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as
esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e
também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o
currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do
professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso
supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da
escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o
aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações
tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do
governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa
deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de
conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro
da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa
enfim usufruir do seu direito de ser
autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo,
pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade
tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de
ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se
construir conhecimento e novas formas de pensamento. É clara a divergência entre
dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que
enseja construir conhecimentos através do mundo
tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de
informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que
tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo
nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as
esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e
também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o
currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do
professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso
supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da
escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o
aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações
tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do
governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa
deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de
conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro
da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa
enfim usufruir do seu direito de ser
autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo,
pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade
tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de
ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se
construir conhecimento e novas formas de pensamento.É clara a divergência entre
dois pontos importantes da sala de aula : o aluno e o professor, o aluno que
enseja construir conhecimentos através do mundo
tecnológico e o professor que se resume unicamente a transmissão de
informação através de um livro didático guiado por um currículo defasado e que
tem como único objetivo cumprir regras e não alcançar objetivos esquecendo
nesse meio que a sociedade lá fora está em constante transformações em todas as
esferas sociais arrastadas pelo avanço tecnológico e que o aluno é sociedade e
também embarca nessas transformações, a única coisa que não avança é o
currículo escolar, a didática da sala de aula, a postura profissional do
professor que nesse ponto tem suas razões e seus entraves mas que é preciso
supera-los porque a responsabilidade é grande e não é só do professor mas da
escola como instituição educacional que tem como papel crucial de preparar o
aluno para enfrentar uma sociedade moderna e em constante transformações
tecnológicas que exige qualificação para ingressar no mercado lá fora, é do
governo que precisa investir na capacitação de professores e esses assim possa
deixar de transmitir informações e passe a colaborar no construção de
conhecimentos através de softwares educacionais para que a educação de dentro
da escola se conecte com a transformação social e vice versa e o aluno, possa
enfim usufruir do seu direito de ser
autor do próprio conhecimento transformando-se num ser crítico, participativo,
pesquisador e não em um mero receptor de informações e fora da sua realidade
tendo que todo dia passar quatro horas dentro de um ambiente que passa longe de
ser um ambiente de aprendizagem e de mediação sem a menor chance de se
construir conhecimento e novas formas de pensamento.
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